Na semana passada, em 19 de maio, o ex-CEO da Visa UK e Irlanda, Marc O’Brien, disse durante entrevista ao Oscar Insiders, da Business Insider, que ele foi apontado como CEO de uma startup de criptografia chamada Crypterium.
Pagamentos diários
Durante a entrevista, O’Brien, que atuou como CEO da VISA UK por seis anos, de 2008 a 2014, disse que sua equipe está tentando aumentar a adoção de criptomoedas como bitcoin e ethereum como moedas e métodos legítimos de pagamento, permitindo aos usuários gastar moedas criptografadas diariamente para pagar produtos e serviços.
Ele disse:
“A ideia é que a criptomoeda hoje é bastante difícil de ser usada como um método de pagamento diário. Se você fosse para uma exchange com seu bitcoin ou seu ethereum, provavelmente levaria de 3 a 7 dias para que o dinheiro fosse pago em uma conta bancária normal. O que o Crypterium fará é tornar todo esse processo transparente e dar uma oportunidade para que um consumidor realmente use sua criptomoeda para pagar pelos itens do dia-a-dia ”.
A estratégia de curto prazo da startup é alavancar a experiência de O’Brien no setor financeiro tradicional e suas conexões no setor de serviços de cartão de crédito para garantir uma parceria estratégica com a Visa ou Mastercard e lançar cartões de débito com criptomoedas.
Embora muitos projetos e empresas como Xapo, TenX e Coins.ph tenham utilizado bancos com parceria Visa para lançar cartões de débito com criptomoedas, as empresas foram forçadas a encerrar seus serviços de cartões de débito devido à repressão aos cartões de débito criptomoedas pela Visa em 2017 .
No ano passado, a Visa enfatizou que tinha que fechar os serviços de cartão de débito das startups de criptografia, porque os serviços foram iniciados sem a permissão da Visa através de provedores de serviços terceirizados. Existe a possibilidade de que projetos como o Crypterium possam lançar cartões de débito com criptomoedas oficiais no futuro, se eles puderem cooperar com Visa ou Mastercard diretamente.
“Esse cartão será anexado a uma carteira que criamos e toda vez que o consumidor fizer uma transação, receberemos uma solicitação para essa transação em nossos sistemas, verificaremos a conta bitcoin ou ethereum e desde que eles tenham saldo suficiente, vamos executar uma negociação e marcar seu saldo de bitcoin para uma negociação e aprovar a transação. Você pode estar em uma loja e tudo isso ser feito em uma fração de segundo ”, disse O’Brien.
Ceticismo do presidente da Starbucks

O presidente da Starbucks, Howard Schultz, está interessado no mercado de criptomoedas e na adoção de moedas digitais. Mas Schultz afirmou que só estaria interessado em uma criptomoeda que pudesse ser amplamente adotada por varejistas e comerciantes em grande escala como a Starbucks.
“Pessoalmente, acredito que haverá uma ou algumas moedas digitais confiáveis legítimas fora da tecnologia blockchain. E que a legitimidade e confiança em termos de sua aplicação ao consumidor terá que ser legitimada por uma marca e um ambiente físico, onde o consumidor tenha confiança na empresa que está fornecendo a transação ”, disse Schultz.
Uma criptomoeda separada desenvolvida com os sistemas Know Your Customer (KYC) e Anti-Money Laundering (AML) para atrair varejistas é desnecessária se os projetos puderem usar criptomoedas existentes com domínio de mercado como bitcoin e ethereum para processar pagamentos diários, mesmo se requer um serviço de terceiros, como a rede de cartões de débito da Visa, para acelerar a adoção de criptomoedas.
Comente e fortaleça a comunidade cripto no Brasil: